-
Arquitetos: Semiotic Arsitek
- Área: 154 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Sandi Baratama & Niko Adiatma
-
Fabricantes: Acor, Cisangkan, Mowilex, Roman Ceramics, Subway Tile, Toto, Trimble, ZWCAD
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência UR é uma casa para um casal com dois filhos, localizada em Ampera, um bairro de Jakarta, na Indonésia, e rodeada por um denso tecido residencial. A casa, com um orçamento de 600 milhões de Rupiahs, equivalente a 37,7 mil dólares americanos, ou ainda, entorno de 230 mil reais, foi desenvolvida considerando o nível do terreno, aproximadamente 1.5 metros da rua. Cortes e aterros foram uma importante estratégia para dividir e organizar a casa no pavimento térreo, concentrando as atividades privativas no primeiro pavimento. Para economizar no orçamento, evitou-se construir paredes internas, de forma que o programa seja organizado a partir de uma planta livre.
A fachada do edifício, marcada por dois telhados de duas águas, lado a lado, se torna a identidade desta casa. A massa do lado direito dos edifícios é fechada e concentra os espaços mais privativos como o dormitório do casal, enquanto a massa do lado esquerdo é translúcida e concentra os espaços coletivos como a sala de estar ou jantar. O terreno pequeno faz com que a casa seja compacta, porém funcional.
Ao recuar do muro de divisa e sustentar um pequeno balanço, o lado esquerdo da casa parece flutuar. A casa maximiza a entrada de luz solar no edifício, ao mesmo tempo que o acesso principal da casa foi desenhado para se camuflar entre as janelas, e manter a privacidade em relação a rua.